WhatsApp: saiba se alguém está vendo suas mensagens via Web

WhatsApp: saiba se alguém está vendo suas mensagens via Web

O WhatsApp Web é a versão desktop do serviço de mensagens mais popular da atualidade. A versão, que pode ser usada por meio de um navegador como o Google Chrome, é uma ferramenta muito útil. No entanto, também traz algumas preocupações para os usuários.

Uma vez cadastrado na versão web do seu computador, alguém poderá ler suas mensagens.

Embora possa parecer improvável, não é um cenário tão impossível. Imagine, por exemplo, que você deixe o seu computador ligado, e entre as abas abertas está o WhatsApp Web. A partir daí, é possível que alguém "espie" suas mensagens com relativa facilidade.

Você usa o WhatsApp Web no seu computador?

O primeiro passo, embora estritamente óbvio, é ter o cuidado de sempre desligar o computador ou fechar pelo menos todas as guias do navegador. No entanto, também é importante entender como você pode sincronizar a conta WhatsApp do seu smartphone com a versão do seu computador.

Isso requer a identificação do código QR exibido na tela do seu computador com seu smartphone (ou tablet). De fato, esse é o mecanismo de segurança implementado pela plataforma de mensagens. Ao mesmo tempo, é uma solução relativamente segura, mas acima de tudo bastante conveniente.

Ainda assim, é relativamente fácil ou, pelo menos, no âmbito de conseguir alguém para pegar seu smartphone ou tablet. Então, por exemplo, com um laptop, basta acessar a versão da web da plataforma através do seu navegador. Alternativamente, o aplicativo do computador pode ser usado.

Independentemente da opção escolhida, a abertura do WhatsApp Web exibirá o código QR. De lá, simplesmente aponte a câmera do smartphone para ela. Em segundos, a sincronização e a autenticação serão feitas automaticamente. Após o processo, você terá todas as mensagens e bate-papos também no computador.

O truque? Fique de olho no seu smartphone Android ou iOS

Especificamente, fique atento à barra de notificação do seu dispositivo móvel. Observe que depois de ativar a versão da Web do WhatsApp, um ícone de característica aparecerá expressando isso. Então, se você não se lembra de usar esta versão para computadores, alguém pode ter feito isso por você mesmo sem saber.

Se você vir o ícone abaixo na barra de notificação do seu dispositivo móvel, saberá que a versão da web está ativa em algum lugar. Algo acontece em todos os telefones, independentemente do modelo ou sistema operacional. Este é o sinal de aviso/alerta.

A partir do seu smartphone ou tablet, agora você pode ver as sessões ativas. Para fazer isso, após abrir o aplicativo, clique no símbolo Configurações. Em seguida, escolha "versão Web" e de lá você verá um menu / janela idêntica à imagem abaixo. Aqui você verá um relatório resumido da atividade da sua conta.

Acesse o WhatsApp Web via aplicativo

Ainda neste menu, no aplicativo WhatsApp, você pode fechar todas as atividades da web. Algo que você deve fazer imediatamente se você não começou você mesmo. Também pode impedir o acesso adicional de um computador específico. Na prática, é uma maneira de prevenir as recorrências.

Acreditamos que sua privacidade deve ser assegurada. Como tal, você sabe da popularidade desta plataforma de mensagens, sendo assim, ela se torna um alvo tentador para olhares indiscretos. Também esperamos que você aproveite essas dicas de segurança, por mais simples que sejam, você não deve descartá-las.