Root  

Root traduzido do inglês quer dizer literalmente raiz, e quando vemos ele associado ao Android surgem duvidas quanto ao significado de fazer root no sistema.

O que é root no Android?

Root no Android é se tornar um superusuário, ou administrador do sistema android podendo fazer coisas que um usuário simples não pode fazer, como alterações e melhorias de partes do sistema, e usar aplicativos que só funcionam caso se faça o root no aparelho.

Para que serve o root no Android

O root nos possibilita liberar funções do sistema operacional Android que por padrão de fábrica são bloqueados ao usuário final. Se acabamos de comprar um celular ou um tablet na loja é com toda certeza que ele vem bloqueado ao acesso administrativo completo do usuário, onde podemos realizar apenas tarefas básicas no aparelho, pois não é possível ter controle das pastas do sistema do Android. Em outras palavras se você quiser ter acesso total as pastas do sistema, e usar qualquer aplicativo em seu celular é necessário fazer o enraizamento do seu sistema Android. Agora que já sabe o que é root e para que ele serve, veja se deve fazer.

Descubra se você deve fazer root em seu aparelho

Podemos dizer que os benefícios de se fazer o enraizamento do sistema Android são inúmeros e entre algumas das vantagens fizemos a lista a seguir:

  • Ser superadministrador do sistema ( autoridade superuser)
  • Poder excluir aplicativos que vieram de fábrica
  • Excluir aplicativos de terceiros e da operadora
  • Poder fazer trapaça em jogos ( usar chats, liberar dinheiro infinito, e colocar itens no jogo)
  • Usar aplicativos que só funcionam em aparelhos com acesso root
  • Instalar ROMs alternativas, personalizadas, e ROMs que ainda não foram lançadas oficialmente
  • Instalar temas avançados para mudar a cara do sistema
  • Fazer Overclock do processador ( usar o hardware do celular ao máximo o que nos permite fazer modificações que melhoram o desempenho do aparelho deixando ele muito mais rápido).
  • Fazer backup de dados de aplicativos e jogos ( geralmente com o APP Titanium Backup)

 

Por que o Android não vem com root de fábrica?

Como sabemos o Android é um sistema operacional baseado no Unix/Linux, rodando em uma máquina virtual programada em java, chamada Dalvik. Dentro dessa máquina é onde rodamos os aplicativos feitos para Android, que por padrão não tem acesso as pastas do sistema para segurança de usuários menos experientes. Para que aplicativos maliciosos não prejudiquem diretamente o sistema os aparelhos vem bloqueados de fábrica, até mesmo aparelhos com versão do Android puro vindo diretamente da Google tem o acesso root bloqueado por padrão. Portanto só faça root se entender os riscos, e saber como evitar, tomando muito cuidado com aplicativos baixados fora da Play Store.

Quais os riscos de fazer root? E como evitar?

Sem o bloqueio, ou a trava de segurança do sistema Android, ao fazer root usuários menos experientes podem acabar instalando aplicativos maliciosos, deixando o sistema exposto a vírus e malwares. A maior parte das pessoas que procuram fazer root desejam fazer isto para burlar jogos, baixando aplicativos que prometem liberar recursos nos jogos e aplicativos, liberar dinheiro infinito, ou para outros fins de vantagem própria sem pensar na segurança do dispositivo, e por isso acabam baixando o primeiro APP encontrado em qualquer site ou blog, ou confiam em tutorias no YouTube. Tenham muito cuidado, o root apesar de trazer inúmeras vantagens, pode também prejudicar. Jamais apague arquivos dentro das pastas do sistema, ou pode acabar comprometendo o sistema do seu seu celular ou tablet tornando o mesmo inutilizável. Tenha em mente que a garantia não cobre aparelhos onde foi efetuado o root, então só faça este procedimento depois de acabar a garantia.

Vale a pena rootar o aparelho?

Sim, se você entende os riscos assim como eu vai querer fazer root em seu aparelho. Acho que ninguém gosta de limitações, então ter acesso total ao seu dispositivo é um direito seu. O root é indicado para usuários experientes, desenvolvedores e entusiastas tecnológicos, porém acho que qualquer pessoa que tome os devidos cuidados descritos acima, e que sejam realmente cautelosos podem fazer root no sistema tendo em mente se existe essa necessidade.

Professor Jorge Azevedo

familiaazevedo2012@gmail.com'
Técnico em Telefonia Celular