O que é o Bootloader?

O que é o Bootloader?
 

O Bootloader é um programa que gerencia a inicialização do Android. Este programa é indispensável para qualquer smartphone, pois está encarregado de coordenar praticamente tudo!  

Em primeiro lugar, o bootloader realiza testes que verificam se todo o sistema está OK e, em seguida, configura o celular para o estado padrão. O Bootloader é independente do sistema operacional e inicia sozinho, na verdade o Bootloader é responsável por dar start no sistema operacional.  

Como você pode imaginar, este programa de inicialização depende do fabricante do celular e cada um usa o seu próprio. Por exemplo, existe bootloader samsung, bootloader motorolora entre outros. Infelizmente, aqui vem o problema, na maioria dos casos ele é bloqueado e isso nos impede de realizar algumas das ações mais interessantes no universo Android, como a instalação de ROMS (CyanogenMOD, AOKP).

Qual é o objetivo de desbloquear o bootloader?

 

 

Como o bootloader tem que fazer um teste para verificar se o celular está sob as especificações do fabricante para poder iniciar, a aprovação depende das restrições que o fabricante configurou.  

Isso significa que o fabricante pode decidir como o nosso celular deve ser configurado para iniciar, e pode limitar a extensão em que ele nos permite modificá-lo. Por exemplo, se instalarmos uma ROM personalizada e o fabricante decidir que não quer que usemos um sistema operacional diferente do padrão, ele será marcado no gerenciador de inicialização e, quando o gerenciador de inicialização detetar que o sistema operacional está modificado, nosso smartphone não será iniciado!  

Para instalar uma versão modificada do Android, precisamos desbloquear ou instalar uma versão modificada do gerenciador de inicialização (bootloader). Será o primeiro passo que devemos dar se quisermos começar a alterar um pouco  o sistema operacional. Em resumo esta é a função principal do bootloader, caso você tenha mais alguma dúvida deixe um comentário ou participe do nosso fórum.