Não consigo acessar internet pelos programas

Discussão geral sobre a série 9500.
E aí pessoal, é o seguinte

Eu tenho um 9500, mudei para a Claro esta semana, acreditando ter a melhor qualidade de transferencia de dados do que com a TIM, que eu estava usando anteriormente.

Mas o que acontece é que eu consigo acessar páginas de internet, mas não consigo usar os programas do BB, como o APP, o GMAIL e o Twitter...

No gmail aparece a mensagem "Tunnel failed"

No twitter aparece "Could not find a service book entry for IPPP"

No APP World aparece "O BlackBerry APP World está tendo problemas para se conectar ao servidor. Verifique suas conexões de rede e tente novamente."

Liguei no atendimento da Claro, eles me informaram que o problema é no aparelho, pois as configurações de internet são feitas automaticamente.

Mechi um montão nas opções, mas nenhum resultado até agora.

E aí? O que eu faço"?

Aguardo a consideração de vocês, abraços!

Estou a disposição para qualquer dúvida.
qual o seu plano na Claro? pré/pós?
você configurou o APN no aparelho?
vá em OPÇÕES > OPÇÕES AVANÇADAS >TCP/IP
APN: claro.com.br
usuário: claro
senha: claro