Erro Teclado Blackberry "a" "uo" "jk" "nm"

Discussão geral sobre a série 9000.
Em muitos fóruns, a maioria em inglês, vi muitas pessoas relatarem ter tido o mesmo problema que eu estou tendo com meu bb bold, mas não vi até agora nenhuma solução diferente de levar na assistência técnica. Tentei atualizar o sistema operacional do celular e tb restaurar para as configurações de fábrica mas não adiantou.

O problema que acontece é no teclado. Quando digito a tecla A, aparece uo. Quando uso a tecla off / desligar aparece nm e quando digito send ligar aparece jk. A trackball move-se, mas nao seleciona.

Como outras pessoas relataram estar com este mesmo problema creio que possa ser.algo de software. um defeito no hardware produziria um defeito igual?

Alguem teve o mesmo problema? Conseguiu resolver?
Cara eu tô com o mesmo problema E agora eu conectei o celular ao Desktop Manager para tentar fazer um background, mas não adiantou. E claro o sinal dele apagou, não tenho como ligar de novo porque a trackball não esta selecionando, então fiquei sem celular. E nem tenho como levar na assistencia tecnica porque eu trouxe ele de fora e todos só atendem os que forem fabricados no Brasil, já imagina meu problema. Se souber de alguma coisa me add no msn gaby_s.almeida@hotmail.com
Beijos
Eu tb to com o mesmo problema de vcs !!!
se alguem tiver alguma novidade de como se resolve esse caso, por favor publiquem algo.
obrigado.
também estou com o mesmo problema nas mesmas teclas que respondem com os mesmos uo jk nm.

tentei reinstalar o Core e não adiantou.

alguma solução??
POSSIVEL SOLUÇAO

GENTE, TAVA COM ESSE PROBLEMA , COMO RELATEI ACIMA E ATE PIOROU ANTEONTE, POIS AS TECLAS DEBAIXO TB COMEÇARAM A DIGITAR OUTRAS LETRAS.
POIS BEM , VEJAM O Q FIZ E JA ADIANTO QUE NAO SEI SE FOI COINCIDENCIA OU SORTE.

TAVA COM RAIVA E FIQUEI PRECIONANDO A TECLA DO MEIO( QUE TEM A BOLINHA DE ROLAGEM ) POR UNS 10 SEGUNDOS E SOLTEI... QUANDO TENTEI DIGITAR AS TECLAS QUE TAVAM ZUADA, ELE FUNCIONOU NORMAL...
ATE ACHEI QUE FOI POR ACASO, POREM NAO MEXI E DEIXEI ELE COMO TAVA....

HJ ELE VOLTOU A PIRAR ENTAO FUI TIRAR A PROVA...FIZ DENOVO E NA PRIMEIRA NAO DEU E ACHEI QUE NAO TINHA NADA A VER, POREM ANTES TENTEI MAIS UMA VEZ E DEU CERTO.

PODE SER COINCIDENCIA?? PODE, POREM NAO CUSTA TENTAR...
SEGUREM A TECLA DO MEIO, SE NAO FUNCIONAR TENTE OUTRA VEZ OU COM OUTRA TECLA QUE ESTEJA ZUADA.

AGUARDO POST PARA SABER SE DEU CERTO COM MAIS ALGUEM
ABC
ALE
Estou com o mesmo problema tbem!!!

Deve ter sido sorte, tentei segurar o trackball por 10s mas nao funcionou.
Se alguem souber alguma outra solucao avise aqui!

valeu
CONSEGUI CONSERTAR O ERRO!

Estava com o mesmo problema de todos, digitava "a" aparecia "uo". Tecla verde, trackball e vermelha tambem apareciam outras duas letras sempre.

Li alguns forums em ingles e resolvi fazer, fiz esse e consegui arrumar.

I had the same problem and have looked all over the internet for a solution, so I know how desperate you can get when your Blackberry isn't working properly anymore. In my case I have found the solution. The cause of the problem might be dirt or moisture underneath your trackball and keyboard.

Solution:
you have to disassemble your Blackberry completely. So remove the 6 screws on the back with a Torx 6, lift of the bezel, lift out your motherboard and then lift up the trackball cover so you can remove the trackball (see the videos on youtube). Now you can clean the area underneath the trackball, mine was really dirty. In fact, there was dust everywhere inside my Blackberry. I cleaned all contacts and the trackball with a cuetip with some alcohol and used a cotton swab to make them dry again. When I put everything back together, it worked like a charm!!

It's really not that hard to do this, so don't be scared and just give it a try! Follow the instructions on youtube (for disassembling and cleaning) accurately and don't force anything!
I hope this will help.
Carlo

-/-
Veja os videos no youtube. Abra seu bb, pegue um cotonete com alcool e limpe todos os contatos, tire o trackball e limpe tambem. O meu estava meio corroido. Limpe com alcool e a outra parte do cotonete voce seca.

Monte e estara funcionando. Tenha calma, paciencia e acompanhe os videos.
att
Luciano
Amigos, a opção sugerida pelo (a) Alê não funcionou para mim. Eu cheguei a ver em um fórum em Inglês a sugestão de pressionar a tecla alt mais de uma vez que adiantou para um usuário. Talvez, isso é uma suposição, ao pressionar uma dessas teclas o teclado pode ter voltado para o lugar, algo assim.

Por via das dúvidas, vou seguir a dica do Luciano. Comprei as chaves para abrir o Blackberry e vou tentar limpar o teclado e a trackball com álcool isopropilico (vi em outros lugares que é o tipo de alcool mais apropriado para limpeza). Esse álcool não é muito fácil de ser encontrado, talvez você ache em lojas de eletrônicos (nas que eu fui na minha cidade não encontrei). Comprei em uma farmácia de manipulação, mas só ficará pronto amanhã.

Assim que eu testar, posto o resultado da experiência.

Boa sorte para nós!
Ainda não tive tempo de abrir e limpar o blackberry. Hoje, no entanto, pela manhã peguei o aparelho para enviar um sms e, por costume, digitei a tecla a, depois que já tinha escrito a msg que reparei que ela estava funcionando (rs..). As teclas send e off também estão funcionando. Porém a trackball só rola e não seleciona... De forma limitada já dá para usar o aparelho agora, mas vou abrir para fazer a limpeza da trackball para ver se resolve meu problema.

P.S: Pela minha pouca experiência em blackberry, não sei se essa correção das teclas é "definitiva". Prefiro aguardar e vou fazer a limpeza para garantir.
Amigos, parece que tudo é uma questão de limpeza. Conforme relatei, milagrosamente o telefone havia voltado a funcionar (exceto a trackball), mas no mesmo dia, voltou a aperesentar os mesmos problemas. Então, abri o Blackberry e limpei o teclado e trackball com alcool isopropílico. O teclado voltou a funcionar, a trackball ainda não está selecionando, mas já está sendo possível usar o celular com a maioria dos comandos. Confesso que não cheguei a retirar a trackball para limpar, pois não entendi bem como fazer isso e não consegui. Montei de novo e ele está funcionando o teclado, o problema está parcialmente resolvido. Acredito que se eu retirar a trackball para limpar pode ser que ela também volte a selecionar ou pode ser o caso de ter que trocá-la, mas isso já é um problema menor. Vou tentar retirá-la para limpar no final de semana. Obs.: Sem desmontá-la já limpei.

Então, caso alguem apresente esse problema sugiro que faça um backup dos dados para garantir, mas antes de tentar reinstalar sistema operacional, resetar para configurações de fábrica (fiz tudo isso não funcionou) providencie a limpeza do aparelho, preferencialmente da própria trackball.

Boa sorte a todos!
Olá

Galera, estou com o mesmo problema de vocês e estou com vontade de jogar o meu celular de um predio de 15 andares. Mas a culpa tenho certeza que é minha, pois começou a falhar as teclas depois de um dia que estava escutando musica, enquanto tomava banho e provavelmente a umidade do banheiro depois do banho deve ter zuado as teclas.

De acordo com a solução apontada acima, percebi que na descrição ele relata que o blackberry deve ter ficado umido, realmente foi o que aconteceu com meu blackberry. O dificil está sendo encontrar uma assistencia tecnica aqui de São Paulo.

Em relação a eu mesmo ter que limpar o celular, prefiro pagar para uma assitencia tecnica, do que danificar mais ainda o aparelho. Mas como não tenho nota fiscal está dificil encontrar algum lugar.

att,
amigo, encontrei uma autorizada, chama-se "cell express", meu celular esta exatamente com esse mesmo problema, e só tem 3 dias de uso! levarei lá e posto aqui o resultado...
Eu não conseguia usar o teclado qwerty, porem em configurações>personalização>linguagem visual> teclado soft, desativando esta opção aparentemente resolveu este problema.