Não consigo fazer ligações

Clientes da operadora Claro, podem discutir serviços, problemas e soluções relacionados a operadora.
Prezados colegas, estou com um problema no meu celular BB Bold 9000.

Comprado nos EUA desbloqueado. Estava usando ele normalmente na Claro no começo do ano, então migrei para a VIVO e agora voltei para a Claro.

Fiz a portabilidade para voltar para a Claro.

Recebo e envio SMS, acesso a Internet e recebo ligações normalmente. Apenas não consigo realizar chamadas e aparece a segunte mensagem ha dois dias desde a portabilidade quando vou fazer uma chamada:

"Falha na chamada devido a erro de controle do kit de ferramentas do SIM. Tente novamente mais tarde", e logo depois aparece outra mensagem " SIM: Chamada Bloqueada"

Ja efetuei o reset do aparelho, perdi toda minha agenda e aplicativos instalados e não consegui resolver o problema.

Por favor alguem pode me ajudar?

Muito obrigado.
Descobri o seguinte: ao mudar a rede para 2G consigo fazer ligações e na 3G não é possivel. Alguem pode me ajudar?
Tentou entrar em contato com a operadora? Testou o chip em outro aparelho e funciona normalmente?
Troquei o chip e acontece a mesma coisa, quando estava na VIVO não tive nenhum problema em fazer ligações mas tbm não tinha o pacote de dados. Entrei em contato com a operadora (Claro) no dia 29/04 e deram um prazo de 5 dias uteis p responder... estou no aguardo...
leo_bcardoso escreveu:Descobri o seguinte: ao mudar a rede para 2G consigo fazer ligações e na 3G não é possivel. Alguem pode me ajudar?

OI AMIGO VOCE CONSEGUIU RESOLVER ESSE SEU PROBLEMA ONDE NAO CONSEGUES FAZER LIGACAO EM 3G
GRATO
Oi ...
Para resolver seu problema de nao reconhecimento do SIM, terá que entrar em contato com a operadora para que eles façam um reseteo do SIM e te criem novamente um SIM generico para seu celular somente assim seu problema sera resolvido. Porque o problema nao esta no aparelho, geralmente qdo o problema se encontra no aprelho quando se faz o reset se soluciona, como o seu nao foi solucionado terá que solicitar este serviço com a sua operadora.
Espero poder ter ajudado.
Também não consigo efetuar ligação, aparece a mensagem "serviço de bloqueio de chamadas não assinada", recebo ligação, entro na internet mas não consigo ligar. Fui em Opções do telefone - bloqueio de chamada - e da a mensagem de " bloqueio não disponivel". o meu BB é um 8520 e gostaria da ajuda de vcs, desde ja estou grato pela atenção.