CUIDADO: Há mais um Malware do Android por aí

CUIDADO: Há mais um Malware do Android por aí

A ESET publicou em seu blog oficial a descoberta de mais um malware que afeta usuários do Android. Isso consiste em criptografar seus dados e, consequentemente, solicitar o resgate para que você possa acessar suas informações pessoais novamente.

De acordo com a ESET, esse malware está ativo pelo menos desde 12 de julho. Incapaz de saber o impacto real que esse software malicioso já tem, a fonte desses dados acredita que o número de vítimas pode ser limitado.

Este ransomware está sendo distribuído em fóruns conhecidos.

Apelidado de Android / Filecoder.C, sua disseminação está sendo feita em fóruns como Reddit ou XDA Developers. A isca é liberada na forma de um QR Code, que pode ser encontrado em posts ou comentários nos fóruns.

Este QR Code levará ao download de um aplicativo, que deve ser instalado manualmente em seu smartphone. Uma vez instalado, ele terá acesso à sua lista de contatos e, a partir daí, enviará mensagens para seus amigos com um link apontando para esse software malicioso.

Depois que a mensagem for enviada, o Android / Filecoder.C poderá criptografar todos os arquivos, exceto os arquivos do sistema. Depois que esse processo for concluído, você será confrontado com uma mensagem indicando que seus dados foram invadidos e que você só poderá recuperá-los para 0,01 bitcoins.

Malware pode enviar mensagens em 42 idiomas!

Para maximizar o seu alcance, este software malicioso tem uma mensagem gravada em 42 idiomas diferentes. Em seguida, ele depende do idioma padrão do seu smartphone para escolher qual deles enviar para suas vítimas. Isso garante que ele possa ser entendido por todos os alvos em potencial.

Como evitar esses esquemas

Um dos passos fundamentais para evitar esse esquema é manter seu smartphone sempre atualizado. Todo mês, o Google lança atualizações de segurança para o Android, para que seu dispositivo não fique vulnerável a terceiros.

Outro ponto sobre o qual você deve ter muito cuidado são os aplicativos que você baixa. O lugar mais seguro para fazer isso é na Play Store. Portanto, mantenha o máximo possível de aplicativos que não sejam provenientes dessa loja de aplicativos.

No entanto, a loja do Google não é infalível e também é importante entender que tipo de aplicativo você está baixando. Se os seus comentários e classificações o fizerem suspeito, o melhor é esquecer este aplicativo.