Como Controlar os Leds do Moto G e Moto E

Como Controlar os Leds do Moto G e Moto E
Os LEDs de notificação são uma ótima maneira de verificar se tem novidades. Este é um recurso disponível na maioria dos smartphones com Android. E é claro, também está presente no Moto G e no Moto E. O que seria ótimo é poder controlar esses LEDs à vontade! Como, por exemplo, mostrar as notificações que queremos, como o estado da bateria ou a atividade de memória do celular. Bem, com acesso root, tudo isso é possível.

Ativar o LED no Moto G e no Moto E

Um usuário do XDA matmutant criou tutoriais bem detalhados explicando como podemos controlar os LEDs dos dois modelos citados nesse artigo. Tanto o Moto G quanto o Moto E possuem LEDs que podemos controlar modificando os arquivos das seguintes pastas:
  • /sys/clas/leds/white – Nesta pasta estão os arquivos que controlam o LED principal e que normalmente brilham quando recebemos uma notificação. No moto G é possível modificar o brilho do LED simplesmente ajustando o valor padrão.
  • /sys/clas/leds/charging/ - O LED secundário, começa a brilhar no momento que colocamos o nosso aparelho no carregador. Este LED é possível ajustar a luminosidade.
Dentro destas pastas estão disponíveis dois arquivos:  
Brightness: Neste arquivo é possível controlar o brilho e o estado do LED. O valor de 0 (zero) significa “off” e um valor entre 1 e 255 indica a intensidade do brilho.  
Trigger: Este outro arquivo estão as diretivas que disparam a ação de ligar o LED. Neste arquivo podemos encontrar várias opções disponíveis como “usb-online”. Estas ações variam de acordo com cada modelo do smartphone.  
É importante frisar que a pasta /sys/ é carregada somente quando o sistema inicia, pois é feito a leitura dos arquivos quando o kernel do Android entra em funcionamento. Assim as configurações voltam ao modo padrão quando o celular é reiniciado. Para resolver este problema existe um tutorial (aqui) que ensina como fazer um script para ser executado na inicialização do sistema.  
É importante frisar que o Central Android não se responsabiliza por qualquer tipo de dano ao aparelho, sendo de total responsabilidade do leitor a responsabilidade pela integridade do seu aparelho. Para maiores dúvidas participe do Fórum Central Android, onde técnicos especializados poderão responder prontamente qualquer questão. Gostou do artigo? Contribua com o nosso site!