Cinco truques que você só pode fazer em um Samsung Galaxy

Cinco truques que você só pode fazer em um Samsung Galaxy

Com o avanço tecnológico, os smartphones se tornam cada vez mais iguais. E uma das explicações para isso acontecer é porque a maioria deles possui o mesmo sistema operacional como base. Por isso, juntamos nesse artigo uma série de recursos que só existem nos aparelhos da família Galaxy, e que funcionam em praticamente todos os modelos da Samsung lançados nos últimos anos.

Criar GIFs a partir de vídeos do YouTube

Para aqueles que gostam de se comunicar por GIFs, é possível criar o seu próprio GIF personalizado a partir de qualquer vídeo do YouTube de um jeito bem simples e que não exige nenhum conhecimento em programas de edição. Essa dica funciona apenas para aparelho Samsung lançados de 2017 pra frente (ou seja, a partir do Galaxy S8 e do Galaxy Note 8), pois ela faz uso da função Seleção Inteligente dos Painéis Edge, que só foi lançada no ano passado.

Primeiro, você precisa estar com os Painéis Edge habilitados no telefone. Caso esteja em dúvida, entre no menu de Configurações, escolha a opção Visor e, dentro dela, a opção Tela Edge. Um menu com uma série de opções estará disponível, e uma delas será a Painéis Edge, que deve ser ativada.

Com os Painéis habilitados, abra o app do YouTube e encontre o vídeo que você quer transformar em GIF, deixando-o no ponto onde a cena do GIF deverá começar. Com o vídeo pausado na posição correta, abra o Painel Edge (no Galaxy S8, é só deslizar o dedo da parte direita da tela até a esquerda, enquanto que no Galaxy Note 8 é só apertar o botão S no lado direito da tela), e escolha a opção Seleção Inteligente e, depois, a opção Animação.

Um cursor então aparecerá na tela: use-o para selecionar toda a tela do player de vídeo do YouTube (só a tela, sem a barra onde está o botão “play”, senão ele também irá aparecer no seu GIF), dê o play no vídeo e então aperte o botão “gravar”.

Clique em salvar. O GIF será salvo na Galeria do aparelho, e você poderá compartilhar em outros apps da mesma forma que compartilha uma foto.

Dividir a tela de modo mais criativo

Todos sabemos como funciona a divisão de tela, que permite acessar dois apps diferentes ao mesmo tempo. Mas os celulares Samsung levam isso a outro patamar, permitindo que se coloque não apenas um app nessa divisão de tela, mas também que você possa “pinar” parte de um app como por exemplo um mapa, um tuíte ou uma foto, enquanto na outra metade um app roda normalmente.

Para fazer isso, é só clicar no botão “Recentes”, escolher o app que se quer utilizar (por exemplo, o YouTube para um vídeo) e clicar no botão “Snap Window” (o botão que parece um retângulo com duas bolinhas). Isso irá habilitar uma área de seleção, onde você poderá escolher que parte do aplicativo você quer deixar travada (por exemplo, o todo o player do Youtube). Após selecionar a área, ela automaticamente será “pinada” no topo do tela, o que facilita a visualização e impede que, enquanto mexe no app que está na parte inferior, o usuário acabe por engano mudando de tela na parte superior (por exemplo, com uma escapada de dedo que acaba clicando sem querer em um link).

Apesar da divisão de tela estar estar disponível desde alguns modelos mais antigos da Samsung, a opção para “pinar” parte de um app é exclusiva dos modelos a partir da série 8 (Galaxy S8, Galaxy S8 Plus e Galaxy Note 8).

Esconda apps e arquivos

Os donos de celulares Samsung possuem um aplicativo exclusivo chamado Pasta Segura, que funciona como uma espécie de cofre digital onde é possível guardar arquivos e apps e só ter acesso a eles através de uma senha, número do PIN do telefone ou mesmo por impressão digital.

Donos de dispositivos a partir da série 8 já possuem esse app de forma nativa, então é só acessá-lo a partir do menu Configurações > Tela de bloqueio e Segurança > Pasta Segura. Já para os que não possuem esses modelos, é possível baixar o Pasta Segura na Play Store, já que o app roda em qualquer celular Samsung que tenha pelo menos o Android 7.

Depois de acessar o app pela primeira vez, é só seguir as instruções para definir quais serão os meios de acesso a ela. Feito isso, dentro do aplicativo você terá as opções Adicionar Arquivo e Adicionar App. Isso permite que não só você esconda arquivos, como documentos ou fotos, mas também rode um aplicativo a partir da Pasta Segura. Por exemplo, ao adicionar o app Calendário à pasta, apenas pessoas que possuam a senha serão capazes de abrir sua agenda de compromissos.

Faça anotações na tela bloqueada

Ao contrário das outras, essa é uma função exclusiva do Galaxy Note 8. Pouca gente sabe, mas é possível fazer anotações no aparelho com a tela ainda desligada, sem nem precisar desbloquear e entrar num app de bloco de notas.

Para que isso seja possível, é só entrar no menu de Configurações, escolher a opção Recursos Avançados, dentro desse menu escolher a opção S Pen e então habilitar a opção Nota de tela.

Agora, sempre que precisar escrever algum lembrete, é só encostar a caneta no na tela do aparelho com o botão dela pressionado e escrever o que quiser. A nota será salva em Samsung Notes > Coleções > Nota de tela desligada. Ao acessar a nota dentro da pasta, também é possível fixá-la na tela, sendo possível visualizá-la direto da tela bloqueada, sem precisar ficar acessando a pasta de notas salvas a todo o momento.

Pague usando o seu celular

Ainda que o Android Pay seja uma ótima opção de forma de pagamento para celulares Android, os modelos da Samsung já possuem instalados de fábrica também o Samsung Pay, que é ainda melhor do que o app básico Android. Isso acontece porque o Android Pay funciona apenas com sistemas NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade, em português), enquanto o app da Samsung, além desse sistema, também é compatível com leitores de tarja magnética aquele tipo de leitor que é necessário passar o cartão por toda a extensão dele para que consiga fazer a leitura.