6 coisas legais que você pode fazer no Android 9 Pie

6 coisas legais que você pode fazer no Android 9 Pie

O Android 9 Pie está entre nós. Conheça as principais novidades da nova versão do sistema operacional do Google, enquanto aguarda pela atualização de seu smartphone (que pode demorar um pouquinho).

Separamos aqui alguns truques legais que a versão lançamento do Android é capaz de executar

  • Otimize o uso da bateria

É possível permitir que o Android gerencie de forma inteligente o uso da bateria. Basta ir em Configurações, Bateria e Bateria Adaptativa.

Com isso, os aplicativos que são considerados menos importantes ficam em segundo plano. As notificações desses apps podem ficar meio atrasadas, mas eles usarão menos bateria e o sistema vai ficando mais inteligente com o tempo. A Economia de Bateria continua aqui também, para quando você ficar com pouca carga.

  • Tire PrintScreens mais rápido

A velha combinação de botões Abaixar volume + Ligar ainda funciona para tirar uma printscreen do Android 9 Pie. Mas você também pode fazer isso ao apertar e segurar o botão Ligar e depois escolher na tela "Captura de tela".

Isso torna mais rápido fazer uma captura de tela usando apenas uma mão e você pode tocar em “Editar” direto da notificação para adicionar anotações.

  • Modo não perturbe

O Modo Não Perturbe ganhou uma atualização no Android 9 Pie: além de silenciar os alertas como sempre fez, ele pode esconder as notificações pop-up que ficavam aparecendo. Deste modo, seu celular não irá acender, nem mostrar nada na barra de status (a não ser alertas críticos). Para configurar isso e deixar ao seu gosto, vá até as Configurações e navegue pelo menu Som e Não Perturbe.

  • Bem-estar Digital

Uma das grandes novidades do Android 9 Pie é o pacote de Bem-estar Digital oferecido ao usuário. A proposta é habilitar ferramentas que controlem o uso de aplicativos e o tempo de uso do celular, para que o portador possa gerenciar as próprias ações. Um “Painel de Controle” exibe todas as suas atividades durante o dia, desde a quantidade de vezes que a tela foi desbloqueada até o número de notificações recebidas. Além disso, é possível estabelecer um tempo diário para o uso de aplicativos. No final deste horário, o ícone do app fica cinza, como se estivesse desativado, para lembrá-lo de que a sua carga diária já foi utilizada. A ação pode ser revertida e configurada a qualquer momento.

O sistema também apresenta uma função especial para a hora de dormir. O usuário define seu horário de sono, para que o modo “Não Perturbe” seja automaticamente ativado, assim como a iluminação noturna, que modifica o gráfico da tela para tons de cinza. O aparelho também silencia todas as notificações. Ao acordar, as configurações de uso do aparelho voltam ao normal.

  • Interface e Navegação

A interface do Android 9 Pie traz ícones arredondados, barra de busca do Google como padrão e seleção de aplicativos recomendados na tela inicial. O menu completo do celular é acessado ao arrastar a tela de baixo para cima. Nele, aparecem os aplicativos mais usados, assim como as ações recorrentes do usuário, identificadas pelo Android por meio de inteligência artificial.

A navegação está mais intuitiva e exige menos passos. Por exemplo, um único botão para acessar o menu é apresentado na tela inicial. A ideia é usar mais gestos para trocar telas entre serviços e aplicativos. É possível voltar a qualquer momento para a configuração padrão, com os três botões de acesso na barra inferior.

  • Vá direto para o lugar certo nos aplicativos

Uma coisa nova do Android 9 Pie são as Ações de Apps, atalhos customizados nas funcionalidades que estão dentro dos aplicativos. Esses atalhos tentam prever o que você vai fazer “baseando-se no contexto”, de acordo com o Google. Espere ver um link para a navegação no mapa quando você estiver prestar a sair do trabalho, ou um atalho para o Spotify assim que você conectar seus fones de ouvido. Para vê-los, abra a gaveta de aplicativos do Android.

Curta nossa página no Facebook.