Você sabe como compartilhar arquivos via Bluetooth no Android?

Você sabe como compartilhar arquivos via Bluetooth no Android?
banner-bluetooth

Com o surgimento de novos aplicativos, atualizações e a própria internet nos aparelhos celulares, muitos esqueceram de alguns recursos que algum tempo atrás eram mais do que necessários. Um exemplo clássico disso é o próprio Bluetooth, que era muito usado na hora de compartilhar arquivos entre dois celulares. Mas mesmo esquecido, esta tecnologia continua incorporada nos smartphones Android.

O Bluetooth um recurso muito bom para a conexão de dispositivos externos ou para compartilhamento de arquivos. Se você acabou esquecendo como se compartilha arquivos via Bluetooth em seu Smartphone, preste atenção neste pequeno tutorial e perceba que vale a pena investigar as possibilidades nesse tipo de conectividade, parando para pensar, poderá usar o Bluetooth quando quiser compartilhar arquivos sem que os seus créditos sumam ao salvar em uma cloud ou enviar através do Whatsapp.

Dicas para passar fotos e músicas por Bluetooth no Android

Todos os aparelhos que possuem o Android são compatíveis com a conexão Bluetooth, mesmo sendo um pouco esquecido, ainda podemos continuar a usar perfeitamente esse recurso para transferir arquivos sem que seja usar a internet. Lembrando que se você desejar enviar vários arquivos deverá fazer isso aos poucos, mandando um de cada vez, essa seria uma única limitação.

Depois dessas observações, vou explicar a você qual o procedimento para usar esse recurso.

É muito simples, quando desejar enviar algum arquivos, vamos usar de exemplo uma foto, deverá ir na galeria de imagens de seu SmartPhone e localizar o arquivo que deseja enviar. Depois de localizado selecione no topo da interface uma série de opções e escolha clicando em “share”, em seguido aperte a opção Bluetooth.

compartilhar-bluetooth

O Bluetooth começará a procurar outros dispositivos que estão conectados ao redor, quando você encontrar o da pessoa que deseja enviar, deverá conectar um ao outro clicando em cima do nome desejado. Assim o arquivo será enviado para outro Smartphone.

Lembrando que devemos sempre aguardar a transferência por completo, pois se você desligar seu Smartphone antes de ser realizado o procedimento, o arquivo não vai ser transferido corretamente. Por isso deverá aguardar com paciência até que seja enviado por completo, poderá demorar um pouco mas na verdade tudo depende do tamanho do arquivo que deseja enviar.

Se você não deseja enviar mas sim receber, deverá preparar seu Smartphone para isso. Acesse dentro da seção de configuração o Bluetooth e ative para que possa receber os arquivos. Olhe a foto demonstrativa:

compartilhar-bluetooth1

Como usar corretamente o bluetooth no celular

Além de ativar o Bluetooth não se esqueça de ver se está como visível, uma opção que pode ser alterada diretamente a partir do mesmo menu de configurações. Se você não ativa essa opção, seu dispositivo não será encontrado por outro Smartphone e o arquivo não poderá ser enviado.

No final das contas, é um recurso bem simples de ser manuseado, tudo que você precisa fazer é deixar ativado para enviar arquivos e, para receber arquivos, deixar ativado e na opção de visível, esperando até que a transferência esteja completa.

Uma vez que temos o bluetooth ativado no seu celular, tudo que você tem a fazer é aceitar a transferência, e esperar até que seja enviado por completo.

Após utilizar o bluetooth e compartilhar seus arquivos, aplicativos e fotos não esqueça de desativar o mesmo para economizar bateria. Maiores dúvidas participe do Fórum GSM que teremos o maior prazer em ajudar.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook