Três dicas para poupar a bateria do seu celular

Três dicas para poupar a bateria do seu celular

bateria (1)

Você usa muito seu celular e consequentemente a bateria dele se vai mais rápido. É inevitável, quanto mais você usa mais da bateria você consome.

Mas isso não quer dizer que você não possa reduzir ao mínimo possível este consumo de bateria. As dicas que separamos abaixo são para, basicamente, reduzir a luminosidade da tela e evitar que permaneça ascendida inutilmente.

1. Diminuir o brilho da tela

O brilho intenso da tela do seu celular consome muito mais energia do que qualquer outra coisa.

Você pode diminuir o brilho da tela para que fique confortável para sua visão, algo simples e que você pode fazer é ir nos ajustes do seu dispositivo, para isso deslize a barra superior para baixo. Cada Android tem uma regulação diferente para o brilho da tela, então veja qual opção não prejudica sua visão.

Muitos aparelhos conseguem ajustar o brilho da tela automaticamente segundo a quantidade de luz que tem no ambiente em que ele se encontra. Isso pode até ser bom por um lado, mas essa regulação automática poderá pôr um brilho mais intenso do que você necessite. Em outras palavras, ali pode haver um desperdício de bateria e consequentemente prejudicar sua visão.

bateria

Para isso existem alguns aplicativos que prometem controlar o brilho da tela com mais eficácia. Alguns, por exemplo, permitem ajustar o brilho mínimo e o máximo que a tela pode atingir, regular para hora e lugar, oferecer níveis de brilho diferenciados. Alguns aplicativos abaixo:

  • Twilight
  • Lux Lite
  • Screen Filter

2. Reduzir o tempo em que a tela permanece acesa

Uma vez que você decide parar de usar seu celular, é necessário que aperte o botão de “power” para apagar a tela mas vamos supor que você esqueça de fazer isso e deixe a tela em aberto, o nível de bateria que foi consumido será bem alto. Por isso será necessário configurar o tempo em que a tela permanecerá acesa antes de desligar.

Você pode fazer isso nos ajustes gerais do Android  e escolher um tempo curto, como 15 segundos.

 3. Conselho para telas AMOLED

Se a tela do seu celular possui tecnologia AMOLED (olhe as especificações técnicas para isso), existe um simples conselho que você pode seguir para que a tela não consuma muita bateria: preferir aplicativos, temas e fundos de cor preta.

Por quê? Para visualizar um elemento de cor preta, as telas AMOLED apagam a luz nessa região (apagam os pixels), reduzindo o consumo da bateria nessa área.

Se seus aplicativos, temas e o fundo são de outras cores poderá usar o aplicativo Pixel Off para que apague os pixels da tela e poupe mais a bateria.

Dica final: Use moderadamente seu celular nos dias em que precisar mais dele.

Se você segue todos os conselhos que demos aqui e mesmo assim a bateria do seu Android simplesmente some, talvez o problema não esteja na tela. Pode ser que alguns aplicativos estejam devorando a bateria do seu celular. O mais certo a fazer nesses momentos é desligar a conexão com WiFi e  os dados móveis.