Oito Problemas que Indicam que seu Celular Android está com Malware

Oito Problemas que Indicam que seu Celular Android está com Malware
remover-android-malware

A fama de um Sistema Operacional (SO) seja para celular ou computador no geral é algo bom. No entanto, a popularização de um SO acaba atraindo pessoas mal intencionadas que possuem como único objetivo prejudicar terceiros ou obter vantagens escusas.

No Android, este cenário não é diferente, pois uma infinidade muito grande de smartphones e tablets estão rodando este sistema operacional e com isso atrai a atenção de criminosos. O Android é um sistema baseado na plataforma Linux e por este motivo é muito seguro. Mesmo assim, usuários deste SO precisam tomar cuidado, pois um sistema ser seguro não implica necessariamente dizer que que está imune a todas as formas de ataques.

Em face do cenário atual é possível constatar que os apps do tipo malware para o celular Android multiplicam-se vertiginosamente. Esta invasão em massa constitui-se um problema e ameaça para milhões de usuários em todos os países.

Com o passar do tempo, os malwares são identificados e as empresas que desenvolvem aplicativos, como a própria Google, que é responsável pela base principal do Android, melhoram a segurança de toda a plataforma. Como resultado desta blindagem natural de todo o ecossistema Android, os malwares estão sendo criados de forma mais inteligente e consequentemente estão cada vez mais difíceis de serem identificados.

Com os ataques a smartphones cada vez mais elaborados o desafio de proteger as nossas informações fica maior. Mesmo assim é possível identificar alguns sinais causadores de problemas no celular. Estes problemas estão listados abaixo. Caso você suspeita que seu aparelho tem um ou mais destes problemas é bom baixar um anti-malware.

1. A Bateria do Celular Dura Pouco.

Em linhas gerais uma bateria de um celular Android, com o uso, moderado no dia a dia dura em média de 8 até 10 horas. Caso aconteça uma mudança brusca na autonomia da sua bateria e você precisa carregar o seu celular com frequência é um sinal de que algo está errado.

Caso este problema esteja ocorrendo após a instalação de algum aplicativo é bem provável que o mesmo pode ter instalado junto um malware. Neste caso apague o aplicativo e observe se a carga da bateria volta a durar o seu tempo costumeiro.

2. Queda nas Chamadas Telefônicas e Interrupções

Por incrível que pareça, certos tipos de malware podem prejudicar ligações telefônicas. Chamadas que caem com muita facilidade, mesmo com uma boa cobertura da operadora, pode indicar uma infecção do celular por um malware. Neste caso o malware é do tipo espião e está tentando espionar suas conversas.

3. Crédito Durando Pouco ou Cobranças Indevidas

Aparelhos de celular infectados podem enviar mensagens de texto (SMS) para números de celular estranhos e que não estejam na sua lista de contatos. Fique atento na sua conta de celular, pois os malware podem estar programados para enviar apenas uma ou duas mensagens por mês para não levantar suspeitas.

4. Plano de Dados Acaba Rápido

Da mesma forma que o envio de SMS, um malware, pode esgotar com facilidade seu plano de dados. Isto ocorre de várias maneiras, como por exemplo, no roubo das suas informações e tentativa de transmissão destas informações para algum servidor remoto.

5. Celular Lento

A maioria dos smartphones possuem um desempenho legal para executar aplicativos, assistir vídeos e navegar na Internet. Caso você notar uma queda no desempenho do seu aparelho até para executar tarefas simples fique atento que pode ser um ou mais malware consumindo a CPU e a memória RAM do seu celular.

6. Sites Suspeitos Abrindo

O navegador do seu celular abre do nada e aparecem sites suspeitos em outras línguas ou até mesmo em português pedindo para você informar seus dados bancários e número do seu cartão de crédito. Sites pornográficos ou de jogatina surgem na tela do seu celular. É muito provável que seu smarphone está infectado com um malware.

7. Propagandas a Todo Momento

Propagandas de maneira discreta em certos aplicativos ou nos sites é algo normal. Mas quando um número exorbitante de propagandas começam a aparecer e você fecha e outras surgem de maneira rápida e incessante pode ser um indicativo de um malware em ação no seu aparelho.

8. Mensagens de Vírus e Malware ao Abrir o Navegador

android-malware-mensagens

Você abre o navegador do seu celular ou executa uma certa tarefa e surgem do nada mensagens de que você foi infectado por vírus e malware. Fique atento a estas mensagens! Caso o seu aparelho está funcionando legal e você não está enfrentando os problemas acima ignore estas mensagens. Jamais clique nelas, pois você pode baixar algum vírus para o seu aparelho. Agora se você abre o seu navegador ou você vai visitar um site conhecido e aparece mensagens assim, com toda a certeza, o seu celular já está infectado por um malware.

Não Fique Desesperado!

Caso você esteja enfrentando um ou mais problemas que foram listados neste artigo não se desespere! Existe soluções para resolver estes problemas das mais simples até as mais avançadas. Antes de você sair formatando o seu aparelho é bom procurar métodos alternativos e deixe para formatar somente em último caso. Você pode começar utilizando um anti-malware pago ou pode procurar o melhor anti-malware grátis para fazer uma varredura no seu aparelho e em seguida realizar uma boa proteção.

Procure ajuda. Caso você esteja com dificuldades ou não sabe por onde começar a limpeza do seu celular participe do nosso fórum sobre segurança. Criamos este canal agora e sua participação com relatos de problemas e soluções é de muito valor. Visite o Fórum GSM neste link: https://www.forumgsm.com.br/viewforum.php?f=166

Temos um outro artigo com dicas de proteção que pode ser útil para você:

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook