O que é o Android e sua Evolução

O que é o Android e sua Evolução

androidlinux1

O Android é um sistema operacional para celulares baseado em Linux desenvolvido pela Google. O Linux que estamos falando aqui é o mesmo que vai instalado em computadores e laptops como o Ubuntu, OpenSUSE, Mandriva, Slackware, Red Hat, CentOS, SUSE, Debian, entre outros. Este monte de nomes são distribuições do Linux, ou seja desenvolvedores ou empresas criaram versões personalizadas do Linux para suprir algumas de suas necessidades específicas. Com o Android é a mesma coisa!

Já que o Android é baseado no Linux temos algo muito legal que pouca gente sabe, especialmente se você está lendo este artigo para iniciantes: a forma de trabalho, os códigos, os comandos, acesso root (super usuário para alterar os arquivos do sistema) entre outras características do Linux também estão disponíveis no Android.

É necessário salientar que o Android, a exemplo do Linux, possui o código fonte aberto com isso vários desemvolvedores e empresas ao redor do mundo podem alterar a versão oficial do sistema. O Google oferece este sistema de graça para todas as fabricantes de celulares e operadoras que desejam utilizar em seus aparelhos. Assim, o Google monetiza o seu caixa vendendo aplicativos na Google Play e direcionando o tráfego de acessos para seus serviços como o Google Maps, Goole Plus, Docs entre outros.

Existem versões do Android em outros dispositivos fora os celulares como na Google TV, eReaders , tablets, smartwatches (ou relógios inteligentes), Google Glass, sistemas embarcados em carros, GPS entre outros.

O Google formou um grupo de fabricantes hardware, desenvolvedores de software e empresas de telecomunicações e colocou o nome deste grupo de Open Handset Alliance. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do Android. A maioria dos membros também têm o objetivo de ganhar dinheiro com o Android, ou com a venda de telefones, serviço de telefone, ou aplicativos.

Qualquer um pode baixar o SDK (software development kit) e desenvolver aplicativos para o Android. Esses aplicativos podem ser baixados na Google Play a loja oficial do Android. Alguns smartphones não possuem a Google Play e com isso podem estar utilizando outra loja de apps, como falamos acima, as fabricantes têm permissão para mudar o sistema do Android.

Várias fabricantes ao redor do mundo utilizam o Android em seus produtos, assim podemos encontrar no smartphone Sony, smartphone Motorola, smartphone Samsung ou ainda nos famosos Xing Ling. Muitos destes possuem o sistema adaptado para cada modelo geralmente por causa do poder de processamento do hardware do aparelho.

 

Linha do Tempo com a Evolução do Android

A imagem abaixo, mostra a linha do tempo que demonstra a evolução do sistema operacional Android. Clique na imagem para ampliar.

linha-do-tempo-android

 

Finalmente, entre muitos sistemas disponíveis em celulares atualmente, comprar um celular Android pode ser uma vantagem principalmente se você gosta dos serviços do Gogole. Gostou deste artigo? Compartilhe e ajude o portal Central Android a crescer.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook