Malware Mazar: uma nova ameaça ao sistema Android

Malware Mazar: uma nova ameaça ao sistema Android

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Central Android

Usuários do sistema Android possuem mais uma razão para ficarem em alerta. Um novo malware vem se propagando através dos smartphones ao redor do mundo. A ameaça tem ganhado popularidade graças à ingenuidade dos usuários e aos avanços dos criminosos virtuais.

Denominado Mazar, o software é disseminado por meio de mensagens SMS ou MMS. O truque está no envio de um link apresentado como uma mensagem multimídia a ser baixada. Ao clicar no link, porém, é dado início ao download, seguido pela instalação do próprio malware.

Já instalada, a ameaça se conecta a um servidor na rede anônima e envia um SMS para um telefone no Irã. Nessa mensagem, são fornecidos os dados de localização do aparelho contaminado, finalizando o processo que deixa o smartphone totalmente comprometido.

bitdefender-antivirus

Consequências da infecção por malware

O Mazar é responsável por abrir caminho para as mais diversas atitudes maliciosas. Após a instalação, os cibercrimosos obtêm os mesmos direitos do administrador do dispositivo, tendo pleno acesso a funções como:

  • Realização e interceptação de chamadas, manipulando o dispositivo para qualquer fim;
  • Recebimento e envio de mensagens SMS, sendo possível, por exemplo, se cadastrar em serviços pagos e visualizar códigos de autenticação usados por aplicativos de bancos e redes sociais;
  • Acesso total à internet, capturando todo o tráfego gerado;
  • Exclusão da memória do aparelho, podendo eliminar todos os dados do smartphone.
bitdefender-antivirus-2

Dicas para se prevenir de ameaças

O alcance geográfico do Mazar ainda é incalculável, já que os links maliciosos são enviados de forma aleatória, para todo o mundo. Um fato curioso, no entanto, é que o malware não atinge dispositivos com o russo selecionado como idioma padrão.

De qualquer forma, saber como se proteger e evitar riscos como esse é indispensável. Para isso, a atenção deve ser aliada do usuário, além de  certas medidas de prevenção:

  • Nunca clicar em links recebidos por SMS ou MMS que pareçam suspeitos, especialmente se são enviados por contatos desconhecidos ou que não sejam de confiança;
  • Não permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para isso, acesse as configurações do aparelho e desmarque a opção que permite a instalação de aplicativos baixados fora da Google Play;
  • Baixar um software de segurança capaz de monitorar e barrar ameaças, sendo recomendável buscar pelo melhor antivírus para Android e monitorar riscos específicos para o sistema.
Imagens: Optclean / Elefantelinks.
Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook