Como Limpar a Memória Interna no Android

limpar-memoria-android

Como sabemos, não é possível instalar aplicativos diretamente no cartão SD em celulares com o Android, isso acontece por algumas limitações de software e hardware. Bom este não é um privilégio somente de celulares com o Android, pois aparelhos concorrentes como o smartphone BlackBerry o mesmo problema ocorre. Infelizmente muitos celulares que rodam o Android possuem uma memória interna limitada e com tantos aplicativos legais para baixar na Google Play é comum a memória do Android ficar cheia. A boa notícia é que existem algumas soluções para liberar alguns megabytes preciosos da memória interna.

 

Limpando o Cache de Aplicativos Pesados

gerenciar-apps-android

  • Ao limpar o cache que alguns aplicativos utilizam é possível recuperar alguns megabytes de espaço interno, por algum tempo.
  • Você deve acessar as configurações e depois ir em aplicativos escolha a opção de gerenciar aplicativos no Android.
  • Agora abra o menu e selecione a opção para ordenar os apps por tamanho. Se você estiver utilizando o Android 2.2 selecione a aba Todos primeiro.
  • Selecione um dos primeiros apps da lista para verificar se possui cache na tela que abrir. Para limpar o cache, simplesmente clique no botão limpar cache.
  • Os possíveis aplicativos que podem possuir cache são o de Mapas, Google Play, Navegador e Galeria de fotos.
  • Na tela que mostra informações sobre o aplicativo, também é possível limpar todas as informações que um determinado aplicativo gerou, além do cache. Assim, seria o mesmo que você tivesse instalando o aplicativo novamente do zero.
  • Caso você deseja ter maior controle sobre o cache do seu celular, você pode comprar na Google Play por cerca de um real o Aplicativo Quick App Manager.

Remover Aplicativos que Você Raramente Utiliza

Bom esta dica é parece um pouco óbvia mas muitas pessoas esquecem disso. De tempos em tempos é bom você consultar seu arsenal de softwares e procurar os que menos você utiliza e remover.

Movendo Aplicativos para o Cartão microSD

Embora seja um processo um poco complicado é possível transferir alguns aplicativos para o cartão microSD, para isso existem aplicativos especiais como o AppMgr III (App 2 SD) e também outro app chamado SDMove. Caso a memória do seu Android estiver em uma situação muito crítica estes dois apps podem ser bastante úteis.


Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.