Dicas de segurança para Android

Segurança AndroidAssim como os sistemas operacionais de sucesso, o sistema operacional Android também pode sofrer ataques de hackers, pessoas mal intencionadas, etc. Ninguém está livre das invasões, mas podemos diminuir o risco deles, não é mesmo? Separamos ótimas dicas de segurança para os smartphones, tablets e outros aparelhos que usam Android. Seguindo essas dicas com certeza você poderá evitar que aconteça algo de ruim com seu Android.

1. Bloqueie o teclado do seu smartphone

O Android é fantástico e fornece uma opção para utilizar alguns padrões simples para protejer seu smartphone. Para bloquear o teclado do seu Android faça o seguinte:
  1. No menu principal vá em “Tela e segurança”, “Bloqueio de Segurança”, “Tipo de Bloqueio de Segurança” e por fim “Bloqueio por Desenho”.
  2. Agora siga as instruções na tela e defina o padrão que funcionará como senha.
  3. Quando quiser ativar o teclado do Android, basta passar o dedo sobre a tela de acordo com o padrão escolhido.

2. Atualize seu smartphone

Sempre atualize os softwares do seu Android. As atualizações de software são comuns, e devem sempre ser feitas. Sempre que o fabricante oferecer uma atualização, vá até o site do mesmo para baixá-la, já que lá é o lugar mais indicado e seguro para fazer isso. Não se esqueça de seguir as recomendações de instalação corretamente e atualize seu smartphone.

3. Use fontes de confiança para baixar aplicativos

Fique sempre atento com arquivos oferecidos por sites de terceiros, verifique sempre o certificado da loja e se está em uma conexão segura (HTTPS). Um site oficial e seguro para compra de aplicativos para Android é o Android Market.

4. Antes de instalar o Aplicativo verifique as permissões

Sempre verifique as permissões que o aplicativo solicita antes de instalá-lo em seu aparelho. Um programa de wallpaper (papel de parede) pode, por exemplo, informar que precisa ter acesso a uma função que não faça muito sentido, desconfie.

5. Bom senso ao instalar aplicativos

Na dúvida, não faça e peça ajuda! Se estiver inseguro em instalar um programa, não faça. Se ainda tiver dúvida após instalá-lo, não esqueça que pode removê-lo quando quiser.

6. Faça backups dos dados do seu Android

Nunca se sabe o que pode acontecer quando se fala de hardware ou software. Podemos sofrer um ataque hacker, pegar um vírus ou simplesmente um problema de hardware. Por isso devemos sempre manter uma cópia de segurança dos nossos arquivos e informações do telefone, ou seja, fazer backup dos dados.

MyBackUp para Android

Uma dica de app para Android é o MyBackup, que salva seus contatos, textos, aplicativos, configurações do seu Android em seu SD Card ou em um servidor seguro na web.

SMS Backup para Android

Ou aplicativo interessante é o SMS Backup, que salva periodicamente todos os seus textos na sua conta do Gmail.  
Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook
  • sullagan

    gostei da dica,