Dicas de Fotografia no Moto X

Dicas de Fotografia no Moto X

moto_x_01_print_2

O celular Moto X é um aparelho super popular no Brasil e possui uma câmera muito boa. No entanto algumas pessoas acabam reclamando que as fotos não saem boas. Bom na verdade, as fotos não saem boas porque para tirar uma foto legal é necessário algumas técnicas. Com estas dicas você vai tirar fotos excelentes com o seu Moto X. As técnicas de fotografia são básicas mas fazem uma diferença enorme! Então confira os cuidados que você deve ter:

Iluminação do Ambiente

Para toda e qualquer é foto é necessário uma boa iluminação, tanto faz ser natural ou artificial. Em luz natural, no sol por exemplo, fique atento às sombras. Jamais fotografe uma pessoa/objeto contra a luz do sol, a menos que seu objetivo seja fazer um contra luz. Em dias ensolarados a luz é muito dura, a melhor luz é em dias nublados, pois é mais difusa, suave. Flash, evite-o! Claro que em toda regra há excessão, por exemplo: caso o local que você esteja a posição for desfavorável e o sol estiver contra como em um final de tarde que você deseja tirar uma foto da pessoa e a paisagem, neste caso coloque o flash e com a câmera do Moto X bem próxima da pessoa tire a foto, isto vai deixar o rosto da pessoa iluminado mesmo contra o sol.  Lembre-se que ao utilizar o flash, o destaque será sempre o primeiro plano, ou seja, o fundo geralmente ficará escuro. Abra a janela, acenda a luz, ligue o abajur, vá para a rua para aproveitar melhor locais iluminados. Sem luz não existe fotos. Do contrário, sim, as malditas linhas da câmera do X irão aparecer.

Enquadramento

Nem sempre tudo precisa estar no centro da imagem. Isso é monótono de mais. Uma das principais composições da fotografia é o enquadramento, é ela que dará sentido a foto. Nesse enquadramento há a chamada regra dos terços, é só dividir o enquadramento em três partes iguais. Ficaram 9 pequenos retângulos. E é no ponto de encontro das linhas onde seu objeto ou pessoa deve estar. Lembre-se, use o foco seletivo do Moto X, ele deve estar em desses 4 pontos.

Como Enquadrar Pessoas Corretamente

Quando você vai enquadrar uma ou mais pessoas em uma fotografia, os conceitos de corte são fundamentais, é importantíssimo saber onde você pode cortar alguma parte do corpo. Existem posições do corpo que, quando enquadradas na área de corte, não tiram a naturalidade da fotografia (em verde na imagem). Porém, as áreas em vermelho mostram que, quando cortadas, criam uma aparência estranha na imagem.

dicas-fotografia-android

Composição das Fotos

É a organização e enquadramento de uma pessoa ou objeto dentro da área que será fotografada. Pode-se compreender como parte da composição fotográfica o ponto de vista, as linhas, as cores, o equilíbrio destes fatores, o destaque do assunto principal, bem como a disposição dos assuntos secundários. Não há regras para delimitar o que pode ou não aparecer na foto, porém, busque sempre uma harmonia entre os elementos da foto, isso ajudará a direcionar a atenção quem vê, ao assunto clicado.

Ângulo das Fotos

O contato direto com os olhos pode ser tão encantador em uma foto como na vida real. Quando você for tirar uma foto de uma pessoa, segure o celular/câmera no nível dos olhos para “liberar” a força dos olhares atraentes e enfatizar os sorrisos.

Jamais fotografe pessoas de baixo par cima, ele deforma e engorda. Nunca! Ângulo costumeiro, principalmente usado entre as mulheres é o autorretrato de cima para baixo, ou seja, enfatiza o rosto que está em primeiro plano, sendo assim, o corpo ficará em segundo plano, disfarçando-o. Tem umas que enfatizam o corpo como primeiro plana, mas não vem ao caso. Hahaha! Uma dica SIMPLES e que ajudará MUITO, é uma simples viradinha de rosto(imagem), ao invés de perfil, o famoso 3x4. Serve para fotos de corpo inteiro também. Experimente!

Zoom do Moto X nas Fotos

Para se obter fotos boas e nítidas, evite o zoom, o zoom digital, presente em todos os celulares e câmeras digitais, acaba sempre estragando sua foto. É como se estivesse dando um zoom na foto em seu computador/celular. Isto é, ele aproxima a imagem artificialmente através do sensor. A lente enxerga um cenário e o sensor aproxima esse cenário, “esticando” a imagem. Não existe a possibilidade de manter a qualidade da imagem quando se está usando esse recurso. Lembre-se: Zoom ótico (outro assunto) não danifica e nem perde qualidade em suas fotos, mais sim, o digital.

Aplicativo da Câmera do Moto X

O aplicativo de fotos do Moto X foi bastante inovador quando lançado principalmente pela possibilidade de executar comando com simples gestos na tela. Para quem desejar baixar o APK da câmera do moto X clique neste link. Você pode encontrar ainda na Google Play.

Resumo:

1 – Sem luz, sem boa foto e linhas no moto X.

2 – Enquadre no lugar certo. Não corte onde não deve.

3 – Quanto mais assunto, mas confuso e desinteressante.

4 – Olho no olho. Engorda e disfarça; ou não.

5 – Para de ser preguiçoso(a) e ignore o zoom. Mexa-se!

 Estas são apenas algumas dicas caso você tiver outras compartilhe com todos em nosso canal de comentários abaixo.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook