Como Economizar a Bateria do Android

Como Economizar a Bateria do Android

bateria-android

No cenário ideal você conseguiria navegar na Internet, ler e-mails, jogar games 3D durante um dia inteiro sem se preocupar com a bateria do seu Android. No entanto, no mundo real a maioria dos smartphones Android não conseguem segurar a carga da bateria durante um dia de uso intenso.

Você pode melhorar o consumo da bateria do seu celular por adotar algumas práticas como: diminuir a intensidade do brilho na tela, desligar o GPS ou só ligar o 3G quando for realmente utilizar. Existem ainda, aplicativos exclusivos para bateria que podem dar uma grande ajuda na hora de economizar a energia. Confira abaixo as 10 dicas  que vão te ensinar a economizar bateria:

1. Desligue as Conexões do seu Smartphone

Só porque você não está utilizando o Wi-Fi, Bluetooth, hotspot e NFC não significa que estes recursos estão consumindo a carga útil da bateria. Deixe estas funcionalidades desligadas e você vai ganhar um bom tempo de carga na bateria. Para desligar as principais conexões siga os passos abaixo:

  1. Abrir as configurações do Android.
  2. Selecionar Conexões de Rede
  3. Desmarque as opções Wi-Fi, Bluetooth e NFC (se tiver).
  4. Pronto tudo desligado. Para ligar novamente quando você quiser só repetir este processo.
Para desligar o Hotspot
  1. Abrir as configurações do Android.
  2. Selecionar Conexões de Rede
  3. Ir na opção de hotspot.
  4. Desmarque a opção de utilizar o aparelho como modem e hotspot.

2. Desligar Serviços de Localização

Serviços do GPS como o Google Maps são super úteis quando você precisa encontrar algum local. Mas tais serviços podem consumir uma boa energia da bateria. Veja como desligar tais serviços:

  1. Abrir configurações.
  2. Ir em localização e segurança.
  3. Desmarque as opções de serviços de localização do Google e GPS.
  4. Desmarque também as opções de algum outro serviço de GPS que estiver listado.
 

3. Desligar o Consumo de Dados em Background

Alguns aplicativos que utilizam serviços na Internet como o Gmail e Google Play ficam de forma contínua consumindo conexão de dados em background. Sabemos que isso pode ser conveniente mas por causa disso, a bateria vai mais rápido. Para prevenir isso, siga os passos abaixo:

  1. Ir em configurações.
  2. Selecionar Bateria e Gerenciamento de Dados.
  3. Na aba de dados desmarque a opção do uso de dados em background.
 

4. Passe de 4G para 3G

Alternar da conexão 4G para 3G quando você não estiver utilizando serviços de consomem muito dado é uma boa prática. Por exemplo, se você não estiver escutando uma streaming de rádio, assistindo um vídeo em HD ou baixando algum arquivo muito pesado, o uso do 3G é a melhor opção. Infelizmente os passos para alternar do 4G para o 3G são diferentes em cada smartphone e operadora. Abaixo deixamos uma dica de como realizar esta dica, mas talvez você terá que adaptar para o seu smartphone.

  1. No menu de configurações toque em conexões de rede.
  2. Selecione rede móvel e escolha modo de rede.
  3. Selecione a opção “Somente CDMA” e o seu smartphone vai utilizar somente o 3G ao invés do 4G.
 

5. Desligue a Vibração do Teclado

Muitos teclados em smartphones touchscreen dão pequenas vibradas quando uma tecla é pressionada. Isto é feito para dar a sensação de um teclado físico. Embora este recurso possa dar mais umas naturalidade ao teclado virtual uma boa parte da bateria é consumida. Para desabilitar esta funcionalidade siga os passos abaixo:

  1. Vá em configurações e selecione a opção de som.
  2. Toque na opção de vibração e escolha nunca desligar a chamada com vibração.
  3. Role a tela e desmarque a opção de feedback do teclado com vibração.
 

6. Diminuir o Brilho da Tela

A tela do celular sem dúvida é a parte que consome mais energia da bateria. Por este motivo diminuir a itens idade do brilho para um nível confortável é muito importante. Para isso siga os passos abaixo:

  1. No menu de configurações toque em tela.
  2. Selecione brilho e desmarque a opção de brilho automático.
  3. Agora na opção de intensidade do brilho diminua para uma intensidade confortável, como por exemplo 30 por cento.

Caso a sua bateria estiver nas últimas e você precisa economizar toda a energia diminua tudo para esquerda e deixe em zero o brilho. Só fique sabendo que em ambientes como muita luz será complicado de visualizar a tela... mas em certos momentos de emergência pode ser útil.

7. Defina um Tempo Curto de Inatividade da Tela

Mesmo quando o brilho da tela do seu smartphone estiver em um nível de intensidade baixa nem tudo está salvo! O tempo de inatividade que passa até a tela ser desligada é bem longo e isso acaba consumindo mais energia. Quando você diminui o tempo de ociosidade da tela a economia de bateria é impressionante.

  1. No menu de configurações selecione a opção da tela.
  2. Na opção de ociosidade da tela escolha 15 ou 30 segundos.
 

8. Escolha um Papel de parede em Cores Escuras

As telas de AMOLED e Super AMOLED possuem uma riqueza de cores impressionante. Por causa disso, muitas pessoas gostam de colocar papel de parede super coloridos. Mas uma coisa você pode ter certeza: quanto mais colorido seu papel de parede, mais energia da bateria é consumida. O mesmo vale para quem utiliza papeis de parede animados. Se a bateria do seu Android estiver quase acabando, uma boa opção é trocar o papel de parede para uma cor escura. Infelizmente, não há um papel de parede escuro dependendo do modelo de smartphone Android, mas você pode baixar um da Google Play.

9. Feche os Aplicativos de Bate-Papo

Os aplicativos de bate-papo com o Google Talk, Whatsapp e BBM podem causar uma sobrecarga na bateria do seu smrtphone. E algo a ficar atento é que o aplicativo do Google Talk sempre loga na sua conta quando você liga seu smartphone. Para desabilitar o login automático deste aplicativo de bate-papo siga as dicas abaixo:

  1. Abrir o Google Talk.
  2. Toque no botão de Configurações do Android e escolha sair.
 

10. Desabilitar a Atualização Automática dos Widgets

Os widgets que ficam na tela inicial são úteis principalmente os de notícias e previsão do tempo. Alguns widgets permite que você desabilite a atualização automática, algo muito bom para a economia da bateria para isso confira as dicas a seguir:

  1. Abrir o widget que você quer desabilitar e aperte o botão de configurações.
  2. Nas configurações que abrir, dependendo do widget, você vai encontrar a opção para escolher a periodicidade de atualização do widget. Escolha o maior tempo possível e pronto.
  3. Caso esta opção não estiver disponível talvez seja uma boa alternativa remover o widget da sua tela inicial.
 

Aplicativos para Auxiliar na Economia de Bateria

Para finalizar, vamos listar abaixo alguns aplicativos super legais que podem auxiliar na economia de bateria do smartphone.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis, qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo. Caso você tenha curtido este artigo e deseja ver outras dicas ajude compartilhando no seu Facebook, Google+ e Twitter. Isso vai nos incentivar a continuar escrevendo. 

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook