Como calibrar a bateria do Android sem ROOT?

Como calibrar a bateria do Android sem ROOT?
BANNER-calibrar-bateria  

Bateria de celular

Os smartphones além de serem uma das melhores invenções da humanidade, possibilita que tenhamos acesso a informação a qualquer instante e lugar. Mas um dos problemas que enfrentemos é justamente o tempo de duração da bateria. Muito se melhorou com o passar do tempo mas os usuários ainda dependem muito do seu fiel carregador tendo que usa-lo, pelo menos, uma vez por dia.

Como saber se minha bateria está descalibrada?

Se a vida útil da sua bateria está decaindo muito rápido ou se seu celular precisa ser carregado em um intervalo 10 horas com o uso moderado, talvez sua bateria esteja fora de calibração.

Antes de explicarmos como calibrar a bateria do seu celular vamos falar de como saber se ela esta descalibrada . Existe uma estatística nos dispositivos Android que é capaz de mostrar uma porcentagem, essa estatística é gerada automaticamente e pode se tornar dados corrompidos, ou seja, não tem nada a ver com a realidade. Quando calibramos a bateria estamos reescrevendo estas estatísticas, removendo todos os dados antigos e criando novos dados que vão nos mostrar a porcentagem de bateria correta.

como-calibrar-bateria-android

Calibrar bateria Android sem ROOT funciona

Uma das formas de calibrar sua bateria é fazer a aplicação do CurrentWigetBatteryMonitor, que indica o carregamento da bateria de seu celular em miliampères (mAh).

Depois de baixar o aplicativo pesquise na internet, com o nome do modelo de seu celular, qual é a carga total de sua bateria, depois deverá ligar seu dispositivo ao carregador e verificar quando que irá atingir a carga máxima suportada por mAh. Quando chegar ao valor máximo deverá desligar seu dispositivo e rapidamente liga-lo. Se a porcentagem da sua bateria for de 100% tudo ocorreu corretamente e sua bateria já esta calibrada.

O segundo método é um pouco mais longo mas é igualmente simples.

Carregue seu celular normalmente e quando completar 100% desconecte da tomada e desligue-o. Com o terminal em OFF reconecte o cabo de carregamento e aguarde chegar em sua capacidade máxima novamente.

Em seguida acesse as configurações e depois em ‘configurar opções de exibição’ para que continue ligado e não seja fechado por inatividade. Com isso volte a ligar seu dispositivo no carregador e espere a remarcação da capacidade da bateria para 100%. Desconecte o telefone do carregador e deixe que a bateria seja consumida até o seu Smartphone desligar completamente, depois reconecte ao carregador mais uma vez até que ele seja carregado em 100% de sua capacidade.

Carlos Eduardo da Silva. Administrador e editor-chefe deste site. Formação em Telecomunicações e Redes de Computadores. Especialista em Engenharia de Projetos de Software.
Carlos Eduardo on sabtwitterCarlos Eduardo on sabgoogleCarlos Eduardo on sabgithubCarlos Eduardo on sabfacebook
  • Vanessa Machado

    A bateria do meu android deu uma melhorada após o uso do powerpro. Porque antes era totalmente sem condições. Não saia de casa sem o carregador.

  • Roberta Justo

    Meu moto g demora demais pra carregar, ontem cheguei do trabalho por volta das 15:00 e o coloquei pra carregar, estava com 28% de bateria. Ele só chegou aos 100 % por volta das 01:30 da madrugada e percebi q se eu deixar a bateria chegar na metade, ele demora uma vida pra carregar. O que pode ser?

    • Media Mobile

      Pode ser que tenha algum problema na sua bateria ou o seu carregador pode estar com algum mal contato. Você já tentou carregar o seu aparelho com outro carregador para ver se o problema continua?

  • Lorraine Almeida

    O meu Moto x primeira geração atualizou e não ligou mais alguém pode me ajudar

    • Media Mobile

      Olá, experimente colocar seu moto x no carregador. Fique segurando o volume (para baixar) por 30 segundos solte.. depois pressione e segure o volume para baixo e o botão de liga desliga até o telefone ligar. Isso é um tipo de reset no seu aparelho e vai forçar um reboot do sistema.